O meu marido não leva a sério o trabalho de casa e por isso, se não fosse por mais nada como ter contas para pagar, eu nunca podia deixar de trabalhar e ser dona de casa

Pois que acontece às vezes esta vossa amiga comentar durante o dia, com mais evidência ao final da tarde, que tem sono.

Sono porque pese embora a minha mais nova seja uma paz de alma, a verdade é que mama às três ou quatro da manhã o que faz com que eu não tenha tido, em três meses, mais do que três ou quatro horas de sono seguido (o que já é maravilhoso filha, não te enerves!)

Aos meus desabafos de sono, o meu marido responde que não tem pena nenhuma, que podia muito bem dormir de dia. Ao que eu digo que não posso, que tenho sempre coisas que fazer. Coisas essas que ele acha que eu invento para fazer. Coisas a que ele não dá valor. Que acho que nem vê.

Não obstante, todos os dias:

Quando ele acorda já eu acordei e guardei a loiça que estava a secar, numa cozinha que eu arrumei no dia anterior à noite.

Também já preparei e coloquei na lancheira o lanche que a C. vai levar para a escola, de acordo com um menu semanal que eu elaborei, por isso não tem de se preocupar com isso.

Nisto ele levanta-se da cama que eu fiz no dia anterior, depois de ter arrumado e arejado o quarto. Eu aposto que ele prefere uma cama feita do que um ninho de ratos, mas isso só sou eu a achar.

E se a roupa que ele despiu à noite e deixou aos pés da cama não cai toda ao chão nesse momento, é porque eu já a arrumei ou pus no cesto da roupa.

Pode ir então tomar banho e quando sai e se quer secar, a toalha que ele tinha deixado no estendal na manhã anterior, já está outra vez na casa de banho porque eu a apanhei e ali a pus

E a roupa que vai vestir? Está lavada porque eu a coloquei na máquina para lavar e a apanhei. E é fácil encontrá-la no sitio porque eu a arrumei depois de passada a ferro.

Quando chega à cozinha para tomar o pequeno-almoço, tem pão que eu comprei no final da tarde anterior, antes de ir buscar a C. à escola.

Mas se por acaso lhe apetecer antes cereais, leite, papas de aveia, fruta ou iogurtes, também tem porque eu comprei e garanti a gestão de todas as compras de casa. 

Agora já pode comer descansado e enquanto o faz, eu arranjo e visto a C., com a roupa que eu deixei de véspera escolhida e posta em cima da cadeira do quarto dela.

Depois disso, eu dou o pequeno-almoço à C. e eu levo-a à escola. Menos uma preocupação.

Ele pode ficar a trabalhar em paz e limpeza, porque as chávenas de café, pratos e copos que tinha deixado no escritório no dia anterior já lá não estão porque eu os tirei e lavei.

Ao fim da manhã, quando ele vai buscar a C. à escola para a hora da sesta, fui eu quem fiz almoço que ele tem para comer na mesa que eu pus e sou eu que a deito para dormir.

Sendo que dorme na cama do quarto dela que eu fiz e arrumei.

Arrumação essa que se estende ao resto da casa, por onde pode passar tranquilamente sem tropeçar na tralha que durante o dia se acumula porque eu a arrumei.

Quando a C. acorda, sou eu que a levo à escola.

E se pensarmos na outra filha, ela vai ao pediatra, centro de saúde e vacinas porque eu marco as consultas e a levo.

E sou eu que garanto que toma a vitamina D todos os dias.

E que as fraldas não acabam porque eu as fui comprar ou que a roupa não falta porque eu a lavei, passei e arrumei.

(Sem falar obviamente que não precisa de se preocupar com alimentação e higiene porque eu asseguro essa parte 24 horas por dia - mas sobre isso nem vale a pena falar porque é para isso que aqui estou).

Já agora, aproveita-se e não falta também mais nada porque eu faço a lista do supermercado e todas as compras.

Como também não se falta às actividades da escola e eventos que temos, porque eu garanto que vamos e controlo os dias e horas. E  eu compro as prendas quando os eventos são festas de anos.

E quando desaparece alguma coisa? Eu sei sempre onde está mesmo quando não fui eu a última a mexer. 

Bem e por falar em mexer, já vão sendo horas de me pôr a mexer para a cozinha porque o jantar que se come todos os dias em casa sou eu que o faço

Ou então se calhar vou antes dormir porque afinal estou sempre a inventar que fazer e se dormisse o dia todo era igual.


2 Coisas dos outros

  1. Fora a parte de estar em casa com uma bebé, este post podia ser escrito por mim... Enfim... um dia hei-de conseguir mudar algo em casa...

    ResponderEliminar
  2. Vim cá parar através de outro blogue que sigo :) e por cá fiquei. :)
    Relativamente ao post, sou uma mãe que optou ficar em casa com o filho, faz 2 anos. Compreendo perfeitamente a estranheza alheia do que fazemos o tempo todo em casa, parece sempre que nunca se fez nada mas fez-se tanto!
    Aqui há uns tempos, vi um pequeno vídeo, exatamente, com esta questão. Então, a mãe e dona de casa deixou de fazer tudo (o que não dava para mim que tenho a mania da organização) e aí sim os restantes membros da família viram o imenso trabalho que era feito!
    Em casa, há sempre o que fazer, basta querer! :)

    ResponderEliminar