Planificação alimentar

Podíamos falar de planificação enquanto modo de comer mais saudável (planear para melhorar) mas não venham ao engamo; não foi isso que me trouxe aqui neste belo dia de sol e praia - hoje com algum vento.

Ainda antes de saber que estava grávida, dizia a uma amiga, em licença de maternidade pelo nascimento do segundo filho, que quando / se tivesse eu própria o segundo ia ter preparadas refeições que congelaria para os primeiros meses, nem que isso implicasse estar o terceiro trimestre inteirinho a cozinhar para congelar. 

Na verdade, aquilo que mais me assusta em ter duas crianças não são as noites mal dormidas, o sono, a logística, nada disso. O que assusta são as refeições! Quando erámos só dois e tivemos uma filha, apesar de eu achar que almoçamos e jantámos todos os dias comida feita em casa, tenho a sensação de que isso poderia não ter acontecido, sem que mal viesse ao mundo. Neste momento, há uma criança em casa que tem necessariamente de almoçar e jantar diariamente, comidas variadas e saudáveis, em geral feitas em casa. Nesta medida, se um recém nascido me tirar todo o tempo livre, como vou eu cozinhar para a mais velha (e para nós)? Se não conseguir limpar a casa hoje ou passar a roupa toda, pode ficar para amanhã. Se não houver comida na mesa, claro que há restaurantes e take aways, mas nós gostamos mais da comida de casa e trnho de a fazer.

Posto isto, cozinharei durante dois meses se preciso for para garantir que tenho refeições suficientes para os dias em que não consiga fazer jantar, está decidido!

Em alternativa, porei em prática este sonho antigo de planificar refeições. 
O que vem a ser isto?
Sexta-feira à noite, depois de deitar as miúdas, sentar-me-ei na mesa da cozinha a planear almoços e jantares para a semana toda, de onde resultará uma lista de compras que nesse mesmo dia farei on-line e me que me será entregue sábado, para que as sestas do fim-de-semana sejam passadas a cozinhar.

Alguém faz isto?
No processo de cozinhar, o mais díficil não é executar mas sim pensar no que se vai fazer. Não me importo nada de fazer de comer, desde que tenha sempre ideias, sendo que pelo menos uma vez a cada quinze dias tenho dúvidas existenciais ao género "tanta coisa e nada que cozinhar"

Para evitar estas dúvidas, planifiquemos.
Se alguém tiver ideias, dicas, sites, receitas, programas e tudo e tudo e tudo, serão altamente bem vindos!


1 Coisas dos outros

  1. Já pensei tantas vezes em fazer isso e nunca consegui fazê-lo! Talvez porque não gosto nada de cozinhar...
    Mas tenho de dar a volta a isso, por questões de sanidade mental e financeira!

    ResponderEliminar